“Outrora ostentando um negro brilhante e escuro, quase mágico, os céus citadinos da modernidade são opacos, luminosos pela aura de cidades que se expandem de uma forma cada vez mais desordenada, mais selvagem, não só desafiando o delicado equilíbrio natural, como nos privando da contemplação das nossas mais remotas origens, desvanecendo também essa chama que existe dentro de nós, da busca do passado, no infinito.” FISUA - Associação de Física da Universidade de Aveiro
É a campanha do Observatório Céu Austral para minimizar os efeitos da poluição luminosa no céu do Brasil. Há quem diga que o céu austral é mais estrelado que o céu boreal. Para tirar a dúvida, precisamos combater a PL na América do Sul, unindo nossos esforços a outras instituições irmãs nesta luta.
A poluição luminosa é qualquer efeito prejudicial causado ao meio ambiente pelo excesso ou má utilização de luz artificial. Ela não prejudica somente a observação do céu, mas causa também danos econômicos, ambientais e à saúde das pessoas sendo também, por esses motivos, desejável combatê-la. O Observatório está à disposição para tirar dúvidas e ajudar as pessoas a minimizar os efeitos da poluição luminosa em seus ambientes. A partir de agora e durante todo o Ano Internacional da Astronomia o Observatório coletará e-mails dos interessados em apoiar a campanha. Para participar basta enviar a mensagem "EU QUERO O CÉU AUSTRAL COM MAIS ESTRELAS" para o e-mail abaixo:
ceuaustral@gmail.com
O Observatório receberá também os depoimentos das pessoas que desenvolveram ações de combate à P.L. e seus efeitos sobre o ambiente, que farão parte da página do site dedicada à difusão desta nova consciência. Participe e faça a diferença!
Para saber mais, consulte:
O Céu e a Iluminação Artificial "O Direito De Ver Estrelas" - A poluição luminosa sob a égide jurídica, urbanística e ambiental |
|