Biblioteca do Observatório Céu Austral

 

 

Cesar Lattes (1924-2005)

por Regina Auxiliadora Atulim

 

Em 11 de julho de 1924 nascia um dos mais ilustres pesquisadores do país: Cesare Mansueto Giulio Lattes, nosso famoso Cesar Lattes que, em 1929, aos 5 anos de idade, iniciou seus estudos na Escola Americana de Curitiba e terminou o curso secundário no Instituto Médio Dante Alighieri, em São Paulo.

 

Seus estudos superiores tiveram início quando ingressou no curso de Bacharelado em Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), onde graduou-se em 1943. Foi professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

 

Seu primeiro trabalho publicado versava sobre a abundância de núcleos no Universo e, a partir de então, seu nome passou a estar ligado à Física Nuclear. Tornou-se mundialmente conhecido pela descoberta do méson pi, uma partícula subatômica cuja existência foi proposta por Hideki Yukawa em 1935 para explicar a coesão entre as partículas nucleares(*). Segundo a teoria, essa partícula teria a capacidade de produzir uma força de atração entre as partículas nucleares responsável por manter a estabilidade dos núcleos atômicos.

 

A existência dos mésons pi foi anunciada em outubro de 1947 e sua descoberta revelou que eles apresentavam as mesmas características das partículas previstas pela teoria de Yukawa, desvendando assim o mistério das forças nucleares.

 

Nos anos seguintes, novas partículas subatômicas foram descobertas, mas a identificação dos mésons pi foi fundamental para a revisão dos conceitos físicos e propiciou o desenvolvimento de novas teorias.

 

(*) Os núcleos atômicos são compostos por prótons (partículas com carga positiva) e nêutrons (partículas sem carga elétrica). Como a interação gravitacional entre as partículas nucleares é muito mais fraca que a interação elétrica entre elas (repulsiva).

 

 

 

 

 

 

 

Cesar Lattes

(1924-2005)

 

 

voltar