Os mais belos e interessantes fenômenos astronômicos ao alcance do astrônomo amador!

 

Destaques do mês de Abril

 

 

 

4 a 15 de abril:   Observe as belas configurações entre os planetas Marte (avermelhado) e Saturno, vistas a partir das 4h 15min a leste (E). Em especial veja a configuração em 10 e 11 de abril. Observe a olho nu, por binóculos ou por telescópio. IMPERDÍVEL !!!

 

 

2 de abril – terça-feira:   Quarto Minguante lunar à 0h 14min

 

6 de abril – sábado:   Bela configuração entre a Lua e os planetas Marte (avermelhado), situado acima e à esquerda da Lua, e Saturno, localizado à esquerda e abaixo da Lua, vista a partir das 4h 10min a leste (E). Observe a olho nu, por binóculos ou por telescópio. IMPERDÍVEL !!!.

 

7 de abril – domingo:   Bela configuração entre a Lua e o brilhante planeta Vênus, situado abaixo da Lua, vista a partir das 5h 30min e por pouquíssimo tempo, a leste (E), com os dois astros mergulhados nos clarões da aurora. Observe a olho nu ou por binóculos.

 

Passagem da Lua pelo perigeu de sua órbita às 14h 53min.

 

Máxima atividade da chuva de meteoros Virginídea de Abril.

 

8 de abril – segunda-feira:   Lua Nova às 15h 20min.

 

Eclipse total do Sol, invisível do território nacional e observado na América do Norte e Central.

 

9 de abril – terça-feira:   Máxima atividade da chuva de meteoros Theta-Virginídea.

 

10 de abril – quarta-feira:   Bela configuração entre os planetas Marte (avermelhado) e Saturno, situado à direita e junto a Marte, vista a partir das 3h 55min a leste (E). Observe a olho nu, por binóculos ou por telescópio. IMPERDÍVEL !!!.

 

Bela configuração entre a Lua e o brilhante planeta Júpiter, situado acima e à esquerda da Lua, vista ao anoitecer a oés-noroeste (ONO), com os dois astros próximos ao horizonte. Observe a olho nu ou por binóculos.

 

11 de abril – quinta-feira:   Conjunção dos planetas Marte (avermelhado) e Saturno, situado à direita e junto a Marte, vista a partir das 3h 55min a leste (E). Observe a olho nu, por binóculos ou por telescópio. IMPERDÍVEL !!!.

 

Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M45), pertencente à constelação de Taurus (o Touro) e situado à esquerda e pouco abaixo da Lua, vista ao anoitecer a noroeste (NO). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

Conjunção inferior do planeta Mercúrio com o Sol às 20h. Nesse dia os dois astros nascem e se põem praticamente juntos e não podemos observar o "Mensageiro dos Deuses" no céu.

 

Máxima atividade da chuva de meteoros Alpha-Virginídea.

 

12 de abril – sexta-feira:   Bela configuração entre a Lua e a estrela Elnath (Beta Tauri de magnitude aparente m = + 1,65), um dos chifres de Taurus (o Touro), situada acima e à direita da Lua, vista ao anoitecer a noroeste (NO). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

Máxima atividade da chuva de meteoros Gamma-Virginídea.

 

15 de abril – segunda-feira:   Bela configuração entre a Lua e as estrelas Pollux (Beta Geminorum, de magnitude aparente m = + 1,15), situada abaixo e à esquerda da Lua, e Castor (Alpha Geminorum de magnitude aparente m = + 1,90) localizada abaixo e à esquerda de Pollux, ambas pertencentes à constelação de Gemini (os Gêmeos), vista ao anoitecer ao norte (N). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

Quarto Crescente lunar às 16h 13min

 

Máxima atividade da chuva de meteoros Fireballs de Abril.

 

17 de abril – quarta-feira:   Bela configuração entre a Lua e a estrela Regulus (Alpha Leonis, de magnitude aparente m = + 1,35), pertencente à constelação de Leo (o Leão) e situada à direita da Lua, vista ao anoitecer a nordeste (NE). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

18 de abril – quinta-feira:   Bela configuração entre a Lua e a estrela Regulus (Alpha Leonis, de magnitude aparente m = + 1,35), pertencente à constelação de Leo (o Leão) e situada acima e à esquerda da Lua, vista ao anoitecer a nordeste (NE). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

19 de abril – sexta-feira:   Passagem da Lua pelo apogeu de sua órbita às 23h 09min.

 

21 de abril – domingo:   Bela configuração entre a Lua e a estrela Porrima (Gamma Virginis, de magnitude aparente m = +3,40), situada abaixo Lua e pertencente à constelação de Virgo (a Virgem), vista ao anoitecer a leste (E). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

21 para 22 de abril – domingo para segunda-feira:   Máxima atividade da chuva de meteoros Lyrídea (ou Lyrida).

 

22 de abril – segunda-feira:   Bela configuração entre a Lua e a estrela Spica (Alpha Virginis, de magnitude aparente m = + 0,95), situada à direita da Lua e pertencente à constelação de Virgo (a Virgem), vista ao anoitecer a leste (E). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

23 de abril – terça-feira:   Lua Cheia às 20h 48min

 

Máxima atividade da chuva de meteoros Pi-Puppídea (ou Pi-Púppida).

 

24 de abril – quarta-feira:   Bela configuração entre a Lua e a estrela Zubenelgenubi (Alpha Libræ de magnitude aparente m= +2,75), localizada à esquerda da Lua e pertencente à constelação de Libra (a Balança), vista a partir das 18h 25min a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

25 de abril – quinta-feira:   Observe a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião), situadas abaixo da Lua. A bela configuração pode ser vista a partir das 19h 30min a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

26 de abril – sexta-feira:   Bela configuração entre a Lua e a estrela Antares (Alpha Scorpii de magnitude aparente m = + 1,05), situada acima da Lua e pertencente à constelação de Scorpius (o Escorpião), vista a partir das 19h 45min a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

 

 

 

 

voltar