Os mais belos e interessantes fenômenos astronômicos ao alcance do astrônomo amador!

 

Destaques do mês de Julho

 

 

 

20 de junho a 15 de julho:   Observe a movimentação do planeta Júpiter junto ao aglomerado estelar aberto das Híades, pertencente à constelação de Taurus (o Touro) e situado à direita de Júpiter, a partir das 5h 30min no final de junho, das 4h 30min no início de julho e das 4h em meados do mês, a és-nordeste (ENE). Note a estrela Aldebaran (Alpha Tauri, de magnitude aparente m = + 0,85), junto ao aglomerado das Híades e à direita de Júpiter e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45) acima e à esquerda de Júpiter. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

18 a 27 de julho:   Observe as belas configurações entre o avermelhado planeta Marte e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M45), situado à esquerda de Marte e pertencente à constelação de Taurus (o Touro), vistas a partir das 2h 45min a és-nordeste (ENE). Em especial veja a configuração em 23 de julho, terça-feira. Observe a olho nu ou por binóculos.

 

20 a 29 de julho:   Observe a movimentação do planeta Mercúrio junto à estrela Regulus (Alpha Leonis, de magnitude aparente m = + 1,35), situada à direita de Mercúrio e pertencente à constelação de Leo (o Leão), ao anoitecer com os astros próximos ao horizonte oés-noroeste (ONO). Em especial veja a configuração em 25 de julho, quinta-feira. Observe a olho nu ou por binóculos.

 

29 de julho a 4 de agosto:   Observe as belas configurações entre o avermelhado planeta Marte e o aglomerado estelar aberto das Híades, situado à direita de Marte e pertencente à constelação de Taurus (o Touro), a partir das 2h 30min a és-nordeste (ENE). Note a estrela Aldebaran (Alpha Tauri, de magnitude aparente m = + 0,85) à direita de Marte e junto ao aglomerado das Híades. A partir das 3h 15min, o planeta Júpiter se junta ao grupo produzindo um belo espetáculo. Observe a olho nu ou por binóculos. IMPERDÍVEL !!!

 

 

1 de julho – segunda-feira:   Bela configuração entre a Lua e o avermelhado planeta Marte, situado abaixo e à direita da Lua, vista a partir das 3h 10min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

2 de julho – terça-feira:   Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), situado logo abaixo da Lua e pertencente à constelação de Taurus (o Touro), vista a partir das 4h 10min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

3 de julho – quarta-feira:   Bela configuração entre a Lua e o brilhante planeta Júpiter, situado pouco acima e à direita da Lua, vista a partir das 5h e por pouco tempo, a és-nordeste (ENE). Note o aglomerado estelas aberto das Híades e a estrela Aldebaran (Alpha Tauri, de magnitude aparente m = + 0,85), ambos pertencentes à constelação de Taurus (o Touro) à direita de Júpiter. Observe a olho nu ou por binóculos.

 

5 de julho – sexta-feira:   Passagem da Terra pelo afélio de sua órbita (ponto onde ela se encontra mais distante do Sol), às 2h 59min. Nesse instante, a distância Terra-Sol é de 1,01673 unidades astronômicas (au) ou 152.100.643,10 km.

 

Lua Nova às 19h 57min.

 

6 de julho – sábado:   Conjunção do planeta Mercúrio com o aglomerado estelar aberto do Presépio (M44), situado na constelação de Cancer (o Caranguejo), com possibilidade de ocultação de estrelas do aglomerado pelo planeta, vista ao anoitecer e por pouquíssimo tempo a oés-noroeste (ONO) com os astros muito próximos ao horizonte. Observe por binóculos ou telescópio

 

7 de julho – domingo:   Bela configuração entre a Lua e o planeta Mercúrio, situado acima e à esquerda da Lua, vista ao anoitecer e por pouco tempo, a oés-noroeste (ONO) com os dois astros muito próximos ao horizonte. Observe a olho nu ou por binóculos.

 

8 de julho – segunda-feira:   Primeira data de máxima atividade da chuva de meteoros Capricornídea.

 

9 de julho – terça-feira:   Bela configuração entre a Lua e a estrela Regulus (Alpha Leonis, de magnitude aparente m = + 1,35), situada à esquerda e abaixo da Lua e pertencente à constelação de Leo (o Leão), vista ao anoitecer a noroeste (NO). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

Máxima atividade da chuva de meteoros Pegasídea.

 

12 de julho – sexta-feira:   Passagem da Lua pelo apogeu de sua órbita às 5h 12min.

 

Bela configuração entre a Lua e a estrela Porrima (Gamma Virginis, de magnitude aparente m = +3,40), pertencente à constelação de Virgo (a Virgem) e localizada à direita da Lua, vista ao anoitecer a nor-noroeste (NNO). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

13 de julho – sábado:   Bela configuração entre a Lua e a estrela Spica (Alpha Virginis, de magnitude aparente m = + 0,95), situada acima e à direita da Lua e pertencente à constelação de Virgo (a Virgem), vista ao anoitecer ao norte (N). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

Quarto Crescente lunar às 19h 48min

 

15 de julho – segunda-feira:   Segunda e principal data de máxima atividade da chuva de meteoros Capricornídea.

 

Bela configuração entre a Lua e a estrela Zubenelgenubi (Alpha Libræ de magnitude aparente m= +2,75), situada abaixo e à esquerda da Lua e pertencente à constelação de Libra (a Balança), vista ao anoitecer a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

16 de junho – terça-feira:   Observe a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião), situadas abaixo da Lua, ao anoitecer a leste (E). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

17 de julho – quarta-feira:   Conjunção da Lua com a estrela Antares (Alpha Scorpii de magnitude aparente m = + 1,05), situada pouco acima da Lua e pertencente à constelação de Scorpius (o Escorpião), vista ao anoitecer a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculos. IMPERDÍVEL !!!

 

21 de julho – domingo:   Lua Cheia às 7h 17min

 

22 de julho – segunda-feira:   Elongação máxima leste de Mercúrio (às 4h), observada ao anoitecer. Nesse dia Mercúrio está a 26º 54’ a leste do Sol e pode ser visto ao anoitecer, próximo ao horizonte oés-noroeste (ONO). Excelente época para vermos o “Mensageiro dos Deuses” no período. Observe a olho nu, por binóculos ou por telescópio.

 

23 de julho – terça-feira:   Bela configuração entre o avermelhado planeta Marte e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M45), situado à esquerda de Marte e pertencente à constelação de Taurus (o Touro), vista a partir das 2h 45min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

24 de julho – quarta-feira:   Bela configuração entre a Lua e o planeta Saturno, situado acima da Lua, vista a partir das 2h 30min a leste (E). Observe a olho nu ou por binóculos.

 

Passagem da Lua pelo perigeu de sua órbita às 2h 43min.

 

25 de julho – quinta-feira:   Bela configuração entre o planeta Mercúrio e a estrela Regulus (Alpha Leonis, de magnitude aparente m = + 1,35), situada à direita de Mercúrio e pertencente à constelação de Leo (o Leão), vista ao anoitecer a oés-noroeste (ONO), com os astros próximos ao horizonte. Observe a olho nu ou por binóculos.

 

27 de julho – sábado:   Quarto Minguante lunar às 23h 51min.

 

28 de julho – domingo:   Máxima atividade do radiante Austral da chuva de meteoros Delta-Aquarídea (ou Delta-Aquárida).

 

30 de julho – terça-feira:   Bela configuração entre a Lua e o avermelhado planeta Marte, situado à direita da Lua, vista a partir das 2h 45min a és-nordeste (ENE). Após as 3h 15min o planeta Júpiter se junta ao grupo produzindo um belo espetáculo. Observe a olho nu ou por binóculos.

 

Máxima atividade da chuva de meteoros Alpha-Capricornídea.

 

31 de julho – quarta-feira:   Bela configuração entre a Lua e o brilhante planeta Júpiter, situado pouco acima e à direita da Lua, vista a partir das 3h 55min a és-nordeste (ENE). Note o avermelhado planeta Marte acima e à esquerda de Júpiter e a estrela Aldebaran (Alpha Tauri, de magnitude aparente m = + 0,85), pertencente à constelação de Taurus (o Touro) à direita e acima de Júpiter. Observe a olho nu ou por binóculos.

 

 

 

 

 

voltar